quarta-feira, 20 de abril de 2011

O Afeto do Hamster

Olá pessoal,muita gente espera demais de seus hamster e acaba ficando com raiva,a maioria das pessoas acha que eles são capasses de fazerem coisas um pouco exageradas,tipo dele demonstrar carinho esfregando a cabeça feito cachorro,que ele te siga com as tuas ordens de voz assim como os cães,não não,assim também não!Mas eles podem sim aprender uns truques que divulgarei depois.Os hamsters são animais de pequeno porte que tem suas próprias características de demonstrar afeto e carinho.Se quando você ergue-lo com as duas mãos e ele começar a lavar a carinha com as patinhas da frente ou te olhar tranqüilo sem ficar nervoso querendo sair,já é um sinal que ele ou ela se sente tranqüilo com você por perto,e um sinal que ele é manso,é assim que vai indo xD com o tempo verão novos jeitos que o seu hamster pode demonstrar afeto por você,os meus hamsters demonstram afeto ,deixando eu tocar neles sem ele fugirem,ou quando seguro eles eles relaxam e meio que ficam dorminhocos,sinal de que estão tão mansos que eles não tem medo de dormir na minha mão.    :D
Aqui um vídeo da Olhinhos,toda mansa sentindo a câmera chegar perto dela e  (:
O vídeo é curto,e não é muito bom,é só pra mostrar um dos momentos de tranqüilidade da Olhinhos (:
Tenham uma boa Páscoa e não ofereçam chocolate pra os seus hamsters,isso mata!!E se não matar vai prejudicar demais a saúde de seu amiguinho ou amiguinha,é isso gente!Obrigado pela atenção e até o próximo post!Valeu!

53 comentários:

  1. Olá. Tenho minha ham há mais ou menos 1 mês. Quando ela quer, ela vem na minha mão, mas acaba querendo sair, as vezes me lambe muito, mas tem tempo que ela não faz isso. Ela está ficando com medo de mim? Tento pegar pra acalmar ela, e as vezes ela quer se jogar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tente não pega-la com muita frequência,quando estiver com tempo livre,deixe ela souta em algum comado ou até em cima da cama,mais é claro prestando atenção e cuidado pra que ela não pule,e é isso só lembre de não deixar fios elétricos perto dela/dele.e tenha calma tem hamster que demora mesmo para se acostumar ou demonstro afeto de outro maneira,exemplo ficar estatua emquanto presta atenção em você,há!,e também converse com ela dentro da gaiola com um tom de voz suave e sem encostar na gaiola,todos os animais gostam de converçar.

      Excluir
    2. Olá eu comprei um hamster ontem ele deixa eu lhe dar comida e ás vezes ele me lambe isso é sinal de afecto?

      Excluir
    3. simmmm quer dizer que ele já está se acostumando com você,Lamber o dono, para os animais, é um sinal de afeto, ou seja, é um carinho que ele faz em você. Com o carinho que você faz nele, ele percebe que você gosta dele, e por isso quer demonstrar carinho por você também.

      Excluir
    4. Eu li num site que quando eles lambem a gente é pq estão assustados

      Excluir
    5. Eu li num site que quando os hamsters lambem o dono é pq estão assustados Ou se sentem ameaçados

      Excluir
  2. Olá Patrícia,obrigado pelo comentário,isso é muito comum,meu hamster Rhino também é assim,para amansár seu hamstrer é preciso calma,e você também tem que falar com ela,tem que falar o nome dela e ir acariciando as suas costas e oferecer sementes com sua mão,e aos poucos ela vai ver que a sua presença e muito boa :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então todas vez que pego o Hachi ele é doido pra voltar pra casa dele, ele fica bem agitado quando pego ele, é normal ele ficar querendo voltar para a casa dele com MUITA frequência?

      Excluir
  3. giovana do i love hamsters1 de maio de 2011 às 06:40

    oi carlos , passei para dar uma olhada no blog , faz um tempo que compro da serragem prensada , agora entendi porque minha sophie não espirra mais!

    ResponderExcluir
  4. muahahhaha matei a saudade da olhinhos, só um pouco e claro, nada como ver esses hams doidos pessoalmente!!!

    ResponderExcluir
  5. a casinha da olhinhos parece um pouco pequena,comecei assim tb hoje em dia gasto meu salario quase que inteiro em um habitat confortavel pra eles n estou nem ai pq se vc gastar uma vez e cuidar dura a vida toda!
    ai vai meu toque:compra uma de tubos de plastico e de pref sem grades,na minha opiniao o bixinho parece ficar enjaulado e olhar tudo ao redor atras das grades n me parece bom.Bani elas de vez da minha vida!^^

    ResponderExcluir
  6. Comprei minha hamster chinês ontem, "Sofya" *-* desde de ontem q ñ come nada :/, tava até mansinha mais hj coloquei a mão ela fez um barulho estranho fiquei até com medo rs..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. as vezes ela esta incomodada,de um tempo de 12 ou 24 horas antes de pega-la novamente.

      Excluir
  7. Por favor me ajuda!! Minha hanham ta epsirrando, eu não sei o que fazer.. ela vive dentro de um aquario em cima é aberto normal e dentro tem a serragem e a comida e agua não é mt espaçoso mais ela fica bem la dentro.. mais uns dias pra cá ela ta espirando mt, sempre que vou dar alguma comida tipo cenoura crua ou repolho .. que dou bem pouco so 2 vezes na semana e ela tambem espirra quando acorda .. me ajudem por favor .. ela pode ta resfriada ?? oq fazer ?? Y.Y

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. leve-a a um veterinário,as veses o tipo de serragem irrita as patinhas dela ou da algum tipo de arlegia.o vet,vai ajuda-la e indicar o que se deve faser a respeito,e ele até pode indicar uma forragem diferente que a faça parar com a arlegia.

      Excluir
    2. Oii, tem vários motivos, minha indicação é, primeiramente, peneirar bem e várias vezes a serragem dela, pois ela pode estar com alergia ao pó, se mesmo peneirando ela continuar espirando, aconselho a tirar a serragem e colocar papel picado, se continuar espirando, pode ser que ela esteja gripada ou tenha alergia a comida oferecida, então antes de tomar a conclusão que ela está gripada é interessante mudar a ração e os petiscos dado a ela, então se permanecer espirando vc deve procurar um veterinário especializado em roedores e levar ela

      Excluir
    3. "Todos os mamíferos, inclusive os hamsters, estão sujeitos a doenças do sistema respiratório. Elas irão causar, entre outros sintomas, tosse, espirros, coriza e mal-estar. Tais sintomas se parecem muito ao que nós chamamos de gripe. Entretanto, veterinários afirmam que chamar a doença dos pets assim pode ser um erro". no entanto é melhor procurar um veterinário , não estou dizendo que seu hamster tem uma doença fatal , mas é sempre bom a ajuda de alguém mais experiente

      Excluir
    4. É o pó da serragem que faz isso! Pesquise sobre

      Excluir
  8. Quem pode me ajudar, meu pequeno hantaro é filhote ainda, peguei ele ontem e hoje tirei ele e coloquei no chão e quando fui tentar pega-lo ele chorou, ai a noite p ele n fugir e no meu quarto tem lugares p ele se esconder peguei uma bacia grande bem limpa de aluminio e coloquei ele pouco menos que 10 min p tentar alisa-lo ele deixou e nao me mordeu, eu tiro ele nos tubos e pra por na gaiola tbm nos tubos, pq sempre q tento pega-lo ele se esconde, entao a noite ele me deixou alisa-lo mas fugia e tentava sair e hoje ele brincou, conehceu a gaiolinha dele mas tentou morde-la so que nai saiu a tinta nem nada. ja tentei dar comida na mao mas ele foge, e eu converso com ele será que ele vai fugir da gaiola? será q ele vai se acostumar comigo? É meu primeiro Hamster alguma dica?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha,isso é normal,todo hamster foge,isso é um bom sinal,porque se ele não fugir tem algo errado ou ele esta doente,não o force a sair do tubo,espere com calma,coloque comida e água pra ele,depois que pega-lo por mais ou menos uns 5 ou 10 minutos,e não esquente,respeitar a privacidade do seu bichinho vai aproxima-lo ou aumentar a afeição dele com vc.

      Excluir
  9. Tenho meu hamster há alguns dias e sempre que chego perto da gaiola ele se esconde, ja coloquei comida na minha mão para ver se ele se aproximava, e nada. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o hamster precisa de pelo menos uma semana para acostumar com um novo dono,gaiola e âmbiente,evite pega-lo pelos primeiros dias,isso pode diminuir a afeição por você,não se preocupe,não vá tão rápido,e nem pege-o sem que ele estege comfortavel com você

      Excluir
  10. Ola, eu tenho um hamster de raça roborovski, que se chama Pantufinha.
    Ele tem 10 meses e ainda tem medo de mim :(
    Não sei o que fazer, pk quando eu tento pegar nele, ele foge e corre muito rápido.
    Gostava que ele se sentisse calmo quando estou perto dele.
    O que faço???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como eu disse,isso é normal,é um bom sinal de que ele não esta doente,e não tente pega-lo a todo momento,os hamsters tem uma visão fraca e sua especia geralmente é sobrevivente na natureza,talves ele confunda sua mão com um pássaro,tente movimentos lentos e carinhosos demostrando amigavel,e não sutil

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Oi tenho uma hamster da raça Sírio ...como não sabia muito bem , não demos a ela o tempo de 3 dias sem mecher com ela..desde q ela chegou nós a pegamos , mas é sempre uma luta pq ela foge...como faço para ela querer vim comigo ��?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tente dar a ela um tempo de uma semana,senão ela ira achar a sua mão uma espécie de ameaça.

      Excluir
  13. Oi...Eu tenho um hamster e o nome dele é Timótio e já tenho ele a uns 4 meses e ele ainda não se acostumou comigo e eu fico com receio de que ele tenha medo de mim...
    O que eu poderia fazer para melhorar minha relação com ele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pela terceira vez isto é normal,respeite a privacidade dele,de comida de aguá troque a forragem,pegue ele uma vez a cada 2 dias ou compre um cercado e deixe-o brincando com tubos e rodinhas todos os dias por 10 ou 20 minutos,creio que toda vez que você pega-lo ele vai,se sentir seguro,porque todas as vezes que pegou ele foi por um motivo bom.

      Excluir
  14. Olá,eu sou Mariana,e eu quem respondi todas as perguntas,já tive 18 hamsters,e tenho uma boa experiencia com eles,no inicio foi exatamente igual a vcs,mas depois descobri varias coisas que eu gostaria de compartilhar para ajudar todos vocês,obrigada e façam mais perguntas se precisarem ok?. :)

    ResponderExcluir
  15. Olá, quanto tempo vc demorou pra deixar o seu hamster manso? Tenho um sírio faz um mês. Ele sobe na mão qdo tem sementinhas de girassol. Às vezes ele come na mão tbm, mas no geral ele só quer fugir! Ele não fica quietinho na mão. É sempre meio desesperado querendo fugir. É normal? Algum dia ele chega a subir na mão e ficar quietinho? Ou isso é raro?

    ResponderExcluir
  16. Primeiramente, a Olhinhos é linda <3
    Eu comprei uma tem dois dias, sei que ainda está se adaptando e quais os cuidados devo te com ela e a paciência até se acalmar e confiar em mim, porém hoje eu peguei um pedaço de maça e a ofereci, ela simplesmente veio e comeu na minha mão, toda fodinha e sem medo. Depois eu fui arrumar a rodinha dentro da gaiola e ela veio correndo ate minha mão e ficou olhando, depois começou a lamber, ela deu leves mordidinhas mas nada que tenha machucado. Minha dúvida é se ela veio porque estava com cheiro da fruta ou se ela gostou de mim.. Porque pelo que eu li, quando eles mordem ou algo do tipo é porque sentem medo, mas ela ficou lambendo e não me machucou, simplesmente fiquei parada e deixei ela fazer o que queria. Depois eu aproximava meu dedo na grade da gaiola e ela vinha e lambia e as vezes mordiscava de leve..

    Ah outra dúvida, ela dorme muito, isso é normal? kkk

    Agradeço a atenção!

    ResponderExcluir
  17. Existem hamsters que nunca iram aceitar seu dono? Pois tenho medo de esse ser meu caso. Sei q faz pouco tempo, mas ele n gosta de mim ainda. Dorme o dia todo! Um saco... No início, deixei a gaiola coberta, por dois dias. Aí tentei me apresentar. Voz meiga e tudo o resto. Ele n me xeira, n come a comida em minha mão, tô começando a ficar chateada. É normal tudo isso? Meu Deus...

    ResponderExcluir
  18. Tenho um ramister faz dois dias, mas ele ja fugiu da gaiola 2 vezes, o que pode ser, eu sei que é normal eles fugirem, mas será que é normal fugir da gaiola tão logo após eu comprar ela?

    ResponderExcluir
  19. ola, eu estou com uma duvida, minha hamster anao russo vive roendo a grade da gaiola e ela nao quer ficar nela por mt tempo nem na rodinha, ela vive desesperada para ficar na minha mão comigo, ela esta soltando um pouco de pelo, parece que esta trocando de pelos ela tem 7 meses de naicida e 7 meses comigo e ja teve uma ninhada de 2 filhotes, mas naiceram motos e saiu um pouco de sangue dps de umas semanas, mas ela passa bem agora. sera que ela esta doente??

    ResponderExcluir
  20. ola, eu estou com uma duvida, minha hamster anao russo vive roendo a grade da gaiola e ela nao quer ficar nela por mt tempo nem na rodinha, ela vive desesperada para ficar na minha mão comigo, ela esta soltando um pouco de pelo, parece que esta trocando de pelos ela tem 7 meses de naicida e 7 meses comigo e ja teve uma ninhada de 2 filhotes, mas naiceram motos e saiu um pouco de sangue dps de umas semanas, mas ela passa bem agora. sera que ela esta doente!??

    ResponderExcluir
  21. Tenho 2 hamster um é bem chazinho comigo, prefere ficar andando pelo quarto, pois solto eles toda noite, e o outro é bem mais quietinho. De um tempo para cá o mais quieto começou a quere dormi do meu lado ou as vezes só fica deitado mesmo, é muito fofo, mas gostaria de saber mais sobre isso, é normal? as vezes fico com medo dele fazer isso pq tá com dor ou algo do tipo e se sente confortável do meu lado

    ResponderExcluir
  22. Olha tenha uma hamster ela não deixa eu pegar ela, e ela sempre faz barulho e me irrita

    ResponderExcluir
  23. Estou a 10 dias com um hamster anão, sempre me aproximo com uma voz suave, boto a ração na mao, ele pega e foge ou ainda se aproxima somente para morde. Quando mexo na serragem ou na ração, ele gruni, se irrita, as vezes o vejo mordendo a gaiola. Estou decepcionada, pensei que fossem mais mansos, que interragissem mais.

    ResponderExcluir
  24. Meu hamster o Cookie ele fica andando pela gaiola e nos tubos quando eu chego perto da gaiola. Ele tem medo de mim? Ou ele está se exibindo?

    ResponderExcluir
  25. MEU DEUS, blog totalmente errado! estudos comprovam que hamsters não sentem afeto perlo dono e qdo dormem na mão indicam cansaço extremo. Sem falar do vídeo mostrado, o hamster está obviamente estressado pois sua gaiola aparenta ser minúscula e sua rodinha tbm! Quanta irresponsabilidade, tanto de criar um hamster em péssimas condições, quanto postar informações completamente erradas em um blog!

    ResponderExcluir
  26. Meu hamistir as vezes eu chamo ele pelo nome ele para e vem e as vezes chamo com a mao e ele vem. Eu percebi que quando fico longe de casa, ou sem mexer com ele,ele se irrita muito rápido, morde minhas irmãs aii eu chego e ele acalma mais tranquilo comigo mamãe dele meu nenê 💖💖

    ResponderExcluir
  27. O meu hamster o nome dele e Rami ele faz 6 meses que tenho vocês acredita que ele quando chamo vem e ele só brinca na gaiola quando coloco ele no quarto.e eu durmo e um dia liguei a lanterna ele tava olhando eu dormi da gaiola que fica de frente a cama esperando eu i brinca com ele hoje e o meu xodó .

    ResponderExcluir
  28. Meu hamster me lambe mesmo quando minha mão não está suja de comida, porque ela faz isso? Ela tem um ano, é normal o pelo dela ralear? Tenho medo de isso ser um sinal de doença, minha cidade não tem veterinários para hamsters...
    A minha hamster nunca cruzou ou teve em contato com outros hamsters, ela pode ficar depressiva? Me preocupo muito com ela, ela é muito dócil...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hamster nao precisa de parceiros e nem de amigos são muito territórialistas. Se o pelo estiver clareando talvez ele seja Um hamster inverno branco e esteja mudando de pelagem. Mas e bom que leve ela no veteninario e tenha certas que a alimentação dele e boa, racao, sementes e legumes. Espero que ela esteja bem.

      Excluir
  29. Qual o significado dos ramister lamber seus donos

    ResponderExcluir
  30. Tenho um casal,toda vez que chego perto da gaiola eles começam a escalar as grades e morder que nem louco,e quando eu coloco o dedo na grade eles ficam apavorados querendo lamber ,mas dá duas lambidinhas e já querem morder,oque isso significa?oque posso fazer?

    ResponderExcluir
  31. Tenho um casal,toda vez que chego perto da gaiola eles começam a escalar as grades e morder que nem louco,e quando eu coloco o dedo na grade eles ficam apavorados querendo lamber ,mas dá duas lambidinhas e já querem morder,oque isso significa?oque posso fazer?minhas mãos não ficam cheirando comida,lavo elas com detergente toda vez que vou mecher com eles

    ResponderExcluir
  32. Oi,tenhos dois hamsters(um casal) a 2 semanas e meia,quando estendo minha mão pra ver se eles sobem eles lambem 1/2 vezes e querem morder,oque posso fazer pra eles não quererem me morder?minha mão não fica cheirando a comida ,a gaiola é grande e eles tem vários brinquedos, não entendo porque eles me lambem e querem morder,como posso fazer pra ensinar eles a subir na minha mão?

    ResponderExcluir
  33. Eu tenho um hamster, é fêmea, eu tenho medo de pegar ela, só coloco a mão do lado de fora da gaiola e ela sempre me lambe quando coloco a mão, eu não sabia pq a fazia isso, achava que ela tava com sede e não conseguia beber água kkkkk

    ResponderExcluir
  34. Eu ganhei uma hamster bem novo eu coloquei ele na gaiola e ele só fica dormindo noite e dia debaixo da serragem oque pode ser?

    ResponderExcluir
  35. Deus me perdoe...mas pra mim, minha vida meio que acabou.Eu tinha um hamster sírio, desde novinho até os 2 anos e meio....fui brincar com ele , ele tama mortinho no potinho d'água......foi como se eu tivesse morrido tamem.

    ResponderExcluir
  36. Vocês não sabem cuidar de hamster. Definitivamente, lendo quase todos os comentários, o problema de todos ele é o mesmo, o tamanho da gaiola. Hamster são animais pequenos, mas não significa que eles devem viver em um lugar pequeno. Para um hamster viver com o MÍNIMO é necessário um terrário, ou um ambiente de no MÍNIMO 1 metro de comprimento por 50 cm de largura e 50 cm de altura. Quase todos os problemas se resolvem com um hamster feliz num ambiente espaçoso e com várias distrações, como areia de quartzo, terra coco, serragem correta e com profundidade para eles instintivamente fazerem túneis. Querem maltratar o animal da pior forma? Coloquem eles em gaiolas de petshop, isso vai reduzir a vida dele, viver pouquíssimo tempo e morrer de forma horrorosa. Então aprendam, hamster não é brinquedo, tem sentimentos, sensações, sentem frio, fome, estresse e tudo que um ser humano sente, de forma menos complexa. Lembrem-se, esse tamanho de terrário ou ambiente é somente o mínimo.

    ResponderExcluir